2005
2004 não pode simplesmente acabar. Não assim. Feliz ano novo?! Duvido. Mas que seja...
O cara do Jesus Me Chicoteia (link aí do lado) achou a prova irrefutável (adoro esse termo) da semelhança entre o Chico e o Marcelo Camelo. Escreveu um post muito bom, que eu confesso que eu gostaria de ter escrito. Aliás, eu gostaria de ter notado isso de primeira. É porque ele viu que Adeus Você, do Marcelo, pode ser como um lado de uma história, e Olhos nos Olhos o outro lado, escrito pelo Chico Buarque.
"Tornar o amor real
agora é issso que me emociona:

Todo dia um ninguém josé acorda já deitado.
- Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz!
- "Pra que mudar?"
- Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz!
Em contradição a esse post, ultimamente eu tenho achado uma porção de músicas que andam me agradando... Esse é também o motivo pelo qual meus dois últimos posts foram letras de música (importante frizar que a última letra é a tradução, porque francês - por mais bonitinho que seja - ninguém merece).
Não me deixes. É preciso esquecer, tudo se pode esquecer. Que já para trás ficou. Esquecer o o tempo dos mal entendidos e o tempo perdido a querer saber como esquecê-los, que de tantos porquês por vezes matavam a última felicidade.
90 miles outside Chicago
Ninguém se interessa por mais nada mesmo.
Eu sempre achei declarações de amor inúteis. Coisa que só funciona em filme hollywoodiano, onde era óbvio que ia dar certo porque o casal era o título do filme. Na real, ali, cara a cara, só servia para deixar a pessoa fazendo papel de boba apaixonada.
"A gente vai perdendo. Perdendo uma coisa atrás da outra, primeiro, a inocência, tanto fervor. A confiança e a esperança. Os dentes e a paciência, cabelos e casas, dedos e anéis, gentes e pentes - todo um mundo de coisas sumindo no sorvedouro, tantas perdas."
"Sinto muita saudade, essa é a verdade. Não te vejo a metade do quanto eu quero lhe ver. Se eu te vejo a metade mais eu sinto saudade, essa é a verdade. Quanto eu quero lhe ver! Quando a gente se fala, quando eu perco a fala. Eu te ouço e não falo o que eu quero dizer: Estou te amando de novo! E o quarto lugar pro meu posto, já me deixou feliz. (...) É o medo, o peso, o pesadelo, o segredo e o sossego que o desejo por um beijo pôs pra fora. E o desejo durante tanto tempo, só desejo mais desejo, deseja que o desejo seja feito agora.
A música mesmo não é tão boa, mas a letra é linda e o clipe é todo romântico...
"Meu mal é o mal do poeta,
Sammis Reachers
A viagem foi uma bagunça, graças a Deus. Tipo uma bagunça esperada, meio prevista, já mais ou menos sabendo o quê que ia acontecer e o quê que ia dar errado. Ainda bem que o que deu errado não pareceu tão errado assim, foram só alguns respingos de uma sorte mal manuseada que me serviram de água-viva que eu não achei no mar. E, na boa, eu tô cansada! Nossa, cansa ficar acordada uma semana inteira direto, os miolos cansam de processar tudo sem dormir. Não se desligaram da realidade por um minutinho... A não ser, claro, quando eu os espremia pra fazer caber outras coisas que bloqueassem a passagem dos impulsos elétricos de informação. E olha que eu nem conheço meu cérebro tanto assim...
"Sabe, no fundo eu sou um sentimental
Esse ano está passando tão depressa que eu não estou tendo tempo pra refletir sobre os acontecimentos da minha vida.
“Fiz ranger as folhas de jornal abrindo-lhes as pálpebras piscantes. E logo de cada fronteira distante subiu o cheiro de pólvora perseguindo-me até em casa.
É nítida a semelhança na estrutura da música Formato Mínimo, do Skank, e Construção, do Chico. Não é difícil notar o uso das proparoxítonas no fim de cada verso...
- Tive a impressão de que aquelas flores não estavam lá por acaso.
:: sem comentários. aliás, um só: muito bom, amarante.
"E tendo a lua,
Aquela gravidade
Aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
mas de você e eu."
Que muita gente me vê errado eu sei. Tô quase acostumada. Só não acostumei porque eu ainda não descobri o porquê de isso acontecer.



Não, eu não tô plageando a frase da Zum, não (embora eu tenha que admitir que, de vez em quando, o faça). Eu tava era fuçando na internet e achei um site que tem esse exato nome. E, por sinal, é muito bom.
A saudade que mais incomoda, entre todos e todos os vários tipos de saudade, é a saudade da vida. Pode ser entendida também como nostalgia, mas a nostalgia pura não envolve angústia. É ver a vida passando sem poder fazer nada para detê-la, é vê-la fugir do controle sem ir pelo caminho que julguei ser o melhor. Achar que nenhum momento vai ser tão mágico como aquele, que a sensação que tive um dia nunca mais vai ser do mesmo jeito; quem sabe na mesma intensidade, com o mesmo entusiasmo, mas nunca igual. E, se não é igual, nunca vai ser tão boa.
--> Esse aí confiava no destino. Vai ver é por isso virou imortal...Achilles - Tróia
"se canto, sou ave;
Dez da manhã saia o ônibus da porta do colégio... cheguei lá umas nove...
Tenho certeza que muitas pessoas calculistas descordam dessa frase, embasada no sentimentalismo e na capacidade de sonhar...
"então tentar prever serviu pra eu me enganar"
Malditos Estúpidos Unidos da América!!
Luís de Camões