quarta-feira, novembro 01, 2006

Hehehe

Eu sei, eu tô deixando o blog impregnado com as minhas preferências... E daí? O blog é meu eu coloco nele o que eu quiser. Falo mal do Lula e do Cruzeiro. Humpft.
Até porque esse e-mail que eu recebi é muito bom...

"Gostaria de deixar registrado uma conversa que tive com alguns músicos sobre hinos do futebol brasileiro:
Estávamos tentando definir quem escreveu o hino do Cruzeiro. Por gentileza, você que é cruzeirense, não pare de ler agora, achando que é mais uma piada feita por atleticanos. Dessa vez é sério! Tem base científica e pode mudar a história do time.
Não chegamos a uma conclusão sobre o assunto, mas deixo a pergunta para todos vocês. Se pensarmos em todos os hinos de clubes brasileiros, veremos uma semelhança entre eles: todos são basicamente um grito de guerra, ou seja, você consegue imaginar todos os jogadores entrando em campo, com o punho cerrado, cantando o hino do time, como se fossem entram em uma batalha. Alguns exemplos para ilustrar o que digo:
- "Nós somos do Clube Atlético Mineiro / Lutamos com muita raça e amor / Vibramos com alegria nas vitórias / Clube Atlético Mineiro, Galo forte, vingador"
- "Salve o Corinthians / O campeão dos campeões"
- "Uma vez Flamengo, sempre Flamengo / Flamengo sempre eu hei de ser"
- "Salve o tricolor paulista / Amado clube brasileiro"
- "Vamos todos cantar de coração / A Cruz de Malta é o meu pendão"
e por aí vai, pensem aí quantos hinos for possível e verão que a característica é a mesma.

Agora vamos analisar o hino do Cruzeiro:
"Existe um grande clube na cidade que mora dentro do meu coração / E eu vivo cheio de vaidade, pois na realidade é um grande campeão / Nos gramados de Minas Gerais temos páginas heróicas e imortais / Cruzeiro, Cruzeiro querido! Tão combatido, jamais vencido".
1) Vaidade: isso não é coisa de macho!
2) Dentro do meu coração: coisa de mulherzinha!
3) Querido: é assim que os baitolas se cumprimentam. "Ei querido! Oi querida!"
Começa claramente com um elemento de suspense. Até "heróicas e imortais" você não tem idéia de qual time é, e fica se perguntando "meu Deus, qual será esse clube?"
Um suspense total! Mostra uma profunda inteligência do autor, mexendo propositalmente e habilmente com a emoção do ouvinte. Quando finalmente o hino nos revela a identidade do clube, o chama de "Cruzeiro querido"! Um tratamento bastante delicado Não existe nenhum adjetivo imponente como "lutador", "vingador", "vencedor", etc.
Comece a imaginar agora a mesma cena que descrevi acima para os outros hinos: os jogadores do Cruzeiro entrando em campo, o hino tocando a toda altura, o que vem primeiro na sua cabeça? Os jogadores de punho cerrado, prontos para mais uma batalha...

... ou dançando e fazendo todos os gestos do hino? Colcando a mão no coração na hora do "dentro do meu coração", alisando o cabelo na hora do "cheio de vaidade" e dando chiliques na hora do clímax, "Cruzeiro, Cruzeiro querido"..."

Eu optei por não colocar o final que vai contra a parte que diz que isso não é uma piada feita por atleticanos. Mas dá pra imaginar... Eu adoro provocação de futebol!! \o/

4 Comentários:

Blogger ana luiza"/ disse...

Mara, percebe-se que o que dá ibop nesse blogg são os post´s a respeito da política. Logo, conclui-se que futebol não está com nada!!!! rsrrsrsrs

 
Blogger ma®a disse...

ah... eu ttei tirar o foco da política, até pq o sujeito já ganhou e, como disse alguém que eu não me lembro, "o lula é igual piloto de avião: você pode não gostar dele, mas torce pra que ele tenha sucesso". eu tô sinceramente esperando q tudo o q ele faça dê certo, por competência ou mágica, mas que tenha boas consequências.

e eu ainda amo futebol...

 
Blogger Jair Bernardes Jr. disse...

Tu falas do hino do cruzeiro por que não conhece o hino do internacional de Porto Alegre, que foi feito por um carioca (vergonha para os gaúchos). O colorados cantam 'céu sempre azul' com um certo contrangimento em exaltar a cor do tradicional adversário.
Abraços, parabéns pela volta à elite do futebol brasileiro, e não se preocupe pois a segundona não deixa seqüelas.

 
Blogger Nina disse...

Huhauahuhuhauhauhauahuahauhauhuhuahuhuhuahauhaua!!

Galooooooooooooooo!

 

Postar um comentário

<< Home