terça-feira, novembro 15, 2005

A última mensagem de Apolônio de Carvalho



Na edição do mês de outubro, a revista Caros Amigos mostra uma entrevista feita com Apolônio de Carvalho* 36 dias antes de sua morte. Quase no final da entrevista, os jornalistas perguntam o que é socialismo. Ele responde:
"Para mim, a muito tempo, o socialismo é a forma superior de democracia. Democracia não apenas no sentido das bandeiras da Revolução Francesa, como liberdade, fraternidade e igualdade. A igualdade será produto de uma longa luta de classes que querem um mundo melhor e as classes que têm receio de um mundo melhor, e querem guardar sua ligação com um presente muito próximo do passado. O entendimento da longa luta deve estar cassado, cada vez mais - aí eu falo particularmente para os jovens -, com o sentido da responsabilidade humana, cada vez mais presente nas populações chamadas a levantar alto as bandeiras renovadoras e de mudanças em busca de um mundo mais justo. A presença dos jovens e das mulheres representa um contingente ativo, particularmente novo nos últimos quarenta anos. Quando falo e sinto os jovens, eu tenho vontade de levantar os braços deles e agradecer a presença ativa como se gritasse aleluia."

Numa pergunta anterior, ele responde sobre a esperança do povo brasileiro diante da crise:
" ... não vale apenas a gente olhar para a realidade e protestar contra ela, mas é preciso olhar para a realidade armados da visão de um outro mundo melhor e da busca de condições para avançar. Queremos um mundo não apenas melhor, mas um mundo mais jovem, mais cheio de criatividade, de abnegação, paz, justiça, relações humanas amplas e puras. O ideal de uma sociedade nova, na qual se corrigiriam paulatinamente as injustiças e crueldades, projetando o ideal em um horizonte de mas igualdade, fraternidade e solidariedade. "

* Apolônio de Carvalho foi, por mais de setenta anos, militante comunista. Foi veterano da Guerra Civil Espanhola, da Resistência Francesa e da luta armada contra o regime militar no Brasil. Foi fundador do PT, em 1980, depois de ter passado pelo PCB e pelo PCBR.Morreu aos 93 anos, no último 23 de setembro.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home